Apresentação



Desde 1941 o SIPATESP defende os interesses da indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC) no Estado de São Paulo. A partir de 1995 esse trabalho em prol do setor evoluiu em âmbito nacional e internacional, com o surgimento da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), que conta atualmente com mais de 400 empresas associadas, dos mais diversos portes, correspondendo a 94% do faturamento de todo o segmento.

Ao longo de 20 anos de atuação, a ABIHPEC apoia ações focadas no progresso da indústria de HPPC, por meio de frentes que promovem a internacionalização, a inovação, a sustentabilidade, a regulamentação e a projeção setorial das empresas. Além disso, desenvolve um amplo trabalho de aprimoramento dos negócios, disseminados em publicações e atividades que apresentam dados de mercado, panorama do setor e as principais tendências para os próximos anos.

Hoje o mercado possui mais de 2.500 empresas, dispostas em todo território nacional. Em decorrência desse relevante número, a entidade tem iniciativas que objetivam promover a competitividade das indústrias, a exemplo o Instituto de Tecnologia e Estudos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ITEHPEC), que fomenta ações de pesquisa e desenvolvimento em inovação e tecnologia.

Aproximando o setor às possibilidades globais, a ABIHPEC representa fortemente os interesses da indústria em fóruns nacionais e internacionais. Com intermédio das áreas de Assuntos Regulatórios e Comércio Exterior, a entidade tem o propósito de reduzir as barreiras comerciais, técnicas e regulatórias, assim como buscar a desoneração da cadeia produtiva no que tange à redução do imposto de importação de ingredientes e insumos do setor.

Adicionalmente, com a missão de promover a internacionalização, em 2000 foi desenvolvido o projeto setorial Beautycare Brazil, um acordo de cooperação técnica e financeira gerenciado pela ABIHPEC com a Agência Brasileira de Promoção e Exportações e Investimentos (Apex- Brasil).

Com objetivo de atender, apoiar e incentivar as micro, pequenas e médias empresas do País, a ABIHPEC, em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE Nacional), coordena em diversos estados brasileiros o Programa de Desenvolvimento Setorial de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (PDS-HPPC), que tem como foco o desenvolvimento das companhias, por meio da gestão e da difusão de conhecimento sobre o setor.

No âmbito da sustentabilidade, a ABIHPEC trabalha em prol da sociedade e se antecipa à legislação ambiental, como é o caso do “Dê a Mão para o Futuro – Reciclagem, Trabalho e Renda”, que colabora diretamente com a redução do volume de materiais recicláveis que seriam destinados aos aterros e também apoia os programas de geração de emprego e renda, que promovem a inclusão social, a melhoria das condições de trabalho e qualidade de vida dos catadores de materiais recicláveis.

Desenvolvido a partir da área social da Associação, o Instituto ABIHPEC realiza duas importantes ações sociais: o projeto “De bem com você – a Beleza contra o câncer”, que busca recuperar a autoestima das mulheres em tratamento oncológico com oficinas de automaquiagem; e o “Pedofilia: não feche os olhos para isso”, que tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre o seu papel na vigilância e no combate à pedofilia.

A compreensão de que o fortalecimento do setor se deve também ao aprimoramento contínuo de agentes e parceiros, faz com o que a entidade invista no reconhecimento dos trabalhos desenvolvidos, por meio do Prêmio ABIHPEC – Beleza Brasil e do Programa de Qualificação de Fornecedores, que incentivam resultados procedentes à cadeia como um todo.

Conheça os Programas e Projetos