Programa “Dê a Mão para o Futuro” auxilia cooperativa de materiais recicláveis de Olinda (PE)

Programa, idealizado pela ABIHPEC há 14 anos, doa caminhão para colaborar com aumento  do número de embalagens pós-consumo destinadas para reciclagem

Tendo como propósito o conceito de sustentabilidade, por meio de iniciativas que contemplem a reciclagem no Brasil, a ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) segue desenvolvendo ações com o “Dê a Mão para o Futuro – Reciclagem, Trabalho e Renda”. O programa colaborou com a Coocencipe – Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis, em Olinda (PE), com a doação de um caminhão no valor de R$ 96 mil.  O investimento permitirá o deslocamento de 18 toneladas de material reciclável, representando um aumento de 28% na produtividade da Cooperativa, que atualmente conta com 34 catadores de materiais recicláveis.

Com parcerias da Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza e Afins (ABIPLA) e da Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias (ABIMAPI), o “Dê a Mão para o Futuro – Reciclagem, Trabalho e Renda” segue cumprindo com o seu papel de auxiliar nas frentes de capacitação de catadores, melhoria de infraestrutura de cooperativas de reciclagem em todo o país e a conscientização da população em relação ao descarte adequado de materiais.

Idealizado há 14 anos pela ABIHPEC, o programa encerrou o último ano com números significativos: 117 mil toneladas de materiais encaminhados para reciclagem, além do apoio a 144 cooperativas, localizadas em 91 municípios de 14 estados, e 4.700 mil catadores.

“A emancipação do “Dê a mão para o futuro” é uma realidade com base nos números mencionados. Só em Pernambuco, onde está situada a Coocencipe, auxiliamos ainda mais três cooperativas, ratificando o nosso compromisso de colaborar com a cultura do desenvolvimento sustentável na indústria de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos e criando ferramentas de incentivo com essas cooperativas”, afirma o presidente-executivo da ABIHPEC, João Carlos Basilio.

Sobre o “Dê a Mão para o Futuro”

Unir ações que viabilizem a reciclagem de resíduos sólidos urbanos, reduzindo assim o volume de materiais que seriam destinados aos aterros e, em paralelo, criar oportunidades para a melhoria das condições de trabalho, qualidade de vida e renda dos catadores de materiais recicláveis. Em síntese, esta é a proposta do programa “Dê a Mão para o Futuro – Reciclagem, Trabalho e Renda”, desenvolvido pela ABIHPEC, em 2006, como uma alternativa viável para suas associadas no gerenciamento de resíduos sólidos pós-consumo.

“Dê a Mão para o Futuro” agora é “Mãos Pro Futuro” 

Em 2023, o programa ganhou uma nova identidade visual. O “Dê a Mão Para o Futuro” se tornou Mãos Pro Futuro. A mudança trouxe uma apresentação repaginada, com alteração do logotipo, novo vídeo institucional, site mais moderno e interativo e a criação de redes sociais proprietárias (instagram e facebook).

Além disso, criou o Selo Mãos Pro Futuro que tem como objetivo comunicar ao consumidor o trabalho realizado pelo programa nas embalagens dos produtos das empresas participantes do programa.

Mais informações: www.maosprofuturo.org.br

 

Open chat
Como posso te ajudar?